Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social preferida.

Mancal para turbinas a vapor: Um suporte dentro da sua máquina

A manutenção de turbina a vapor é fundamental para garantir o melhor rendimento da máquina. Então, conhecer o processo pode se tornar uma grande vantagem. Por exemplo, ao aprender mais sobre os componentes da turbina, fica mais fácil tomar decisões adequadas e que otimizam a operação. Pensando nisso, preparamos um artigo para compartilhar informações sobre o mancal, que é uma das principais peças de uma turbina a vapor. Vamos lá!

Qual é a função do mancal para turbinas a vapor?

O mancal para turbinas a vapor é desenvolvido para garantir que o eixo do rotor possa rotacionar sem perder a sua posição original. Ou seja, essa é uma peça que atua como suporte dentro da máquina.

Caso ocorra atrito entre os dois lados, o eixo do rotor começa a sofrer vibração, o que faz com o que outras peças também comecem a ser danificadas de forma gradativa. Essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos, entre eles:

  • Desbalanceamento;
  • Folga excessiva no mancal;
  • Vapor de má qualidade que gera incrustação no eixo do rotor da turbina.

Com essas informações, já dá para perceber o quanto essa peça pode interferir no funcionamento do seu equipamento. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a fabricação de mancais?

Como o mancal é feito?

Criamos um passo a passo para que possa conhecer as etapas da fabricação de um mancal para turbina a vapor. Vamos lá:

A primeira fase envolve a preparação da peça, que acontece por meio de um processo de usinagem, baseado no tipo de matéria prima. É neste momento que o mancal começa a criar forma. Depois disso, o componente passa pelo enchimento de metal patente.

A partir daí, o mancal está pronto para receber o teste de ensaios não destrutivos, que são: líquido penetrante e ultrassom. O primeiro procedimento (mais conhecido como LP) tem como objetivo detectar inconsistências na superfície da peça. Já o ultrassom é realizado para identificar possíveis danos internos. Esta etapa é fundamental para garantir a qualidade do mancal de turbina.

Feito tais procedimentos, é hora de a peça passar pela pinagem, que nada mais é do que juntar as duas partes do mancal por meio de pinos e parafusos.

A próxima fase também é conhecida como ajuste de face de junção com pasta abrasiva, onde são retiradas as irregularidades da peça, permitindo assim que haja o contato perfeito entre as duas metades. Este processo também garante a precisão das medidas do mancal. Caso não ocorra, a montagem e rendimento da peça podem ser alterados.

Para finalizar a fabricação do mancal, é feito o acabamento (de acordo com o projeto), o que inclui a furação da peça.

A partir daí, o componente fica liberado para ser inspecionado pelo controle de qualidade e embalado para envio ao cliente.

Tipos de mancal para turbinas a vapor

Existem diferentes tipos de mancais e variadas aplicações. Para turbinas a vapor, é comum ouvir falar sobre o tipo axial e radial axial. A diferença entre os dois é que o mancal axial leva metal patente apenas em seu interno, pois, seu objetivo é resistir à força na mesma direção do eixo. Já o mancal radial axial é feito para suportar força perpendicular, ou seja, de ângulos diferentes.

Além disso, alguns mancais são pastilhados, e são projetados para operar em máquinas que possuem alta rotação.

Vantagens dos mancais ROXVEL

Nossa base envolve oferecer qualidade e confiança para os nossos clientes. Por isso, contamos com alguns fatores que fazem com que a nossa fabricação de mancal para turbinas a vapor se destaque. Entre eles estão:

  • Equipe técnica: Nosso time possui anos de experiência no setor. Além disso, trabalhamos com desenvolvimento contínuo, ou seja, não paramos de evoluir.
  • Matéria prima: O tipo de material influencia diretamente no nível do mancal. Por exemplo, caso o metal patente não seja adequado, a peça pode sofrer danos como: surgimento de poros e desplacamento, o que automaticamente prejudica a máquina. Para evitar que isso aconteça, na ROXVEL, temos uma equipe de qualidade que garante que em toda fabricação de peças seja usado materiais com certificados específicos para a aplicação.

Além disso, a nossa parceria é transparente. Nós fazemos questão de trabalhar de portas abertas para que os nossos clientes tenham a certeza que estão contratando a solução ideal para suas máquinas.

Bom, como vimos, o mancal pode interferir no funcionamento da sua turbina. Então, que tal saber mais sobre quando é preciso recuperar ou fabricar uma peça nova? Continue acompanhando nossos artigos e, se tiver alguma dúvida é só falar com a nossa equipe, estamos prontos para te ajudar!

Mais matérias

Fale agora conosco